Gran Turismo é uma das franquias de corrida mais icônicas do mundo dos videogames. Criado pela Polyphony Digital e lançado originalmente para o PlayStation 1 em 1997, o jogo revolucionou o gênero de simulação de corrida ao oferecer uma experiência realista com gráficos impressionantes, física detalhada e uma vasta seleção de carros licenciados.
Com o passar dos anos, a franquia evoluiu significativamente, trazendo melhorias gráficas, física mais realista e modos de jogo inovadores, além de estreitar a conexão entre o mundo virtual e o automobilismo real.

- Gran Turismo (1997 - PS1)
- Gran Turismo 2 (1999 - PS1)
- Gran Turismo 3: A-Spec (2001 - PS2)
- Gran Turismo Concept (2002 - PS2)
- Gran Turismo 4 Prologue (2003 - PS2)
- Gran Turismo 4 (2004 - PS2)
- Gran Turismo HD Concept (2006 - PS3)
- Gran Turismo 5 Prologue (2007 - PS3)
- Gran Turismo PSP (2009 - PSP)
- Gran Turismo 5 (2010 - PS3)
- Gran Turismo 6 (2013 - PS3)
- Gran Turismo Sport (2017 - PS4)
- Gran Turismo 7 (2022 - PS4/PS5)
Gran Turismo (1997 - PlayStation 1)
O começo de tudo.
Lançado em 23 de dezembro de 1997 (Japão) e 1998 no Ocidente, o primeiro Gran Turismo foi revolucionário para a época. Criado por Kazunori Yamauchi e a Polyphony Digital, o jogo trouxe um nível de realismo nunca visto antes em um jogo de corrida.
Destaques:
140 carros licenciados, de marcas como Nissan, Honda, Toyota e Chevrolet.
11 pistas, incluindo versões normais e reversas.
Modo Simulação, onde o jogador precisava obter licenças para correr.
Física e comportamento realista dos carros, algo inédito no PlayStation.
Gráficos impressionantes para a época, com reflexos e detalhes nos carros.
Impacto: Gran Turismo vendeu mais de 10 milhões de cópias, se tornando o jogo de corrida mais vendido do PlayStation.

Gran Turismo 2 (1999 - PlayStation 1)
Maior, melhor e mais completo.
Lançado em 1999, Gran Turismo 2 expandiu tudo que o primeiro jogo tinha introduzido, trazendo um catálogo enorme de carros e pistas.
Destaques:
Mais de 600 carros, um número absurdo para a época.
27 pistas, incluindo circuitos reais e fictícios.
Modo Rally, adicionando corridas off-road pela primeira vez.
Licenciamento de marcas como Ferrari e Porsche (RUF, na época).
Melhoria na física dos carros, tornando a experiência ainda mais realista.
Impacto: Apesar de alguns problemas técnicos, vendeu 9 milhões de cópias e solidificou a franquia como referência em simulação.

Gran Turismo 3: A-Spec (2001 - PlayStation 2)
A revolução gráfica.
Com a chegada do PlayStation 2, Gran Turismo 3 trouxe gráficos absurdamente realistas para a época, redefinindo os padrões de qualidade nos jogos de corrida.
Destaques:
Mais de 180 carros, com detalhes impressionantes.
Novas físicas, tornando a pilotagem mais realista.
Gráficos em alta resolução, com reflexos e efeitos de luz incríveis.
Gran Turismo Mode, agora mais estruturado e com progressão mais desafiadora.
Estreia da F1, com carros licenciados da McLaren.
Impacto: Vendeu mais de 14 milhões de cópias, sendo um dos jogos mais vendidos do PS2.

Gran Turismo Concept (2002 - PlayStation 2)
Uma versão compacta de GT3.
Lançado como uma versão simplificada de Gran Turismo 3, GT Concept era focado em carros conceito e protótipos.
Destaques:
Mais de 100 carros conceito, incluindo modelos da Toyota, Honda e Nissan.
Gráficos e física idênticos ao GT3.
Modo Arcade e desafios curtos.
Impacto: Foi um sucesso moderado, mas serviu como um aquecimento para Gran Turismo 4.

Gran Turismo 4 Prologue (2003 - PlayStation 2)
Uma prévia do futuro.
Lançado apenas no Japão e Europa, GT4 Prologue era um aperitivo para Gran Turismo 4, com uma versão reduzida do jogo.
Destaques:
50 carros disponíveis.
5 pistas.
Visual melhorado em relação ao GT3.
Física aprimorada e novas opções de câmeras.
Impacto: Criou expectativa para Gran Turismo 4, que prometia ser o maior da franquia.

Gran Turismo 4 (2004 - PlayStation 2)
A obra-prima do PS2.
Gran Turismo 4 elevou tudo ao máximo no PlayStation 2, trazendo um número absurdo de carros e pistas.
Destaques:
Mais de 700 carros, incluindo marcas de luxo como Ferrari e Bugatti.
50 pistas, incluindo Nürburgring Nordschleife pela primeira vez.
Modo B-Spec, permitindo gerenciar as corridas em vez de pilotar.
Física aprimorada, deixando os carros ainda mais realistas.
Modo Foto, permitindo capturar imagens dos carros.
Impacto: Vendeu 11 milhões de cópias e se tornou um dos melhores jogos do PS2.

Gran Turismo HD Concept (2006 - PlayStation 3)
Uma demonstração do poder do PS3.
Era uma versão experimental lançada gratuitamente na PlayStation Store.
Destaques:
Primeiros vislumbres do GT no PS3.
Alta resolução em 1080p.
Física e gráficos melhorados.
Impacto: Foi cancelado para dar lugar ao GT5.

Gran Turismo 5 Prologue (2007 - PlayStation 3)
O aquecimento para GT5.
Mais um “prologue”, com gráficos incríveis e suporte para multiplayer online.
Destaques:
Mais de 70 carros.
Gráficos incríveis para a época.
Modo Online com até 16 jogadores.

Gran Turismo PSP (2009 - PSP)
GT na palma da mão.
Versão portátil com 800 carros, mas sem modo carreira.

Gran Turismo 5 (2010 - PlayStation 3)
1.000 carros, incluindo modelos premium e standard.
Suporte ao PlayStation VR.
Modo online robusto.

Gran Turismo 6 (2013 - PlayStation 3)
1.200 carros.
Novos efeitos de clima e física mais realista.

Gran Turismo Sport (2017 - PlayStation 4)
A aposta no eSports.
Focado em competições online.
Licença da FIA para corridas oficiais.
Gráficos e físicas refinadas.

Gran Turismo 7 (2022 - PlayStation 4 e 5)
O GT definitivo?
Mais de 400 carros no lançamento.
Modo Campanha clássico de volta.
Gráficos absurdos com Ray Tracing.
Clima dinâmico e ciclo dia/noite.
